Dicionário do Minuto: Assimetria Informacional

Minuto Econômico
2 min readAug 18, 2020

--

Os mercados podem não ser tão eficientes quando um lado da negociação possui mais informações que o outro. A assimetria informacional é, nesse sentido, ocorre quando um lado da negociação possui mais ou melhores informações do que o outro lado do contrato.

Além disso, vale ressaltar que dentro de muitas transações e contratos existem incertezas, mas não necessariamente elas levam a má eficiência na alocação de recursos. Nesse caso, isso acontecerá quando um lado possui privilégio de informações.

Alguns exemplo ligados a assimetria informacional podem nos ajudar a entender melhor:

Seleção adversa

Ocorre quando os compradores “selecionam” de maneira incorreta determinados bens e serviços no mercado. A seleção adversa se manifesta antes que a troca ocorra.

O mercado de carros é um exemplo. Devido a falta de informação, o mercado é inundado de carros ruins, pois os consumidores que estão dispostos a comprar carros em melhores estados não conseguem identificá-los e acabam pagando mais caro por um carro que não atende seu desejo.

Risco moral (moral hazard)

Se refere à possibilidade de um agente econômico mudar seu comportamento de acordo com os diferentes contextos nos quais ocorrem as transações econômicas.

Seguradoras, fornecedores de plano de saúdes e contratos com novos funcionários, são alguns exemplos de risco moral. As empresas, nesses casos, não sabem como será o comportamento da outra parte em que foi firmada o contrato, antes e na hora de firmar o contrato.

Essas informações só aparecem de fato após a ocorrência da transação econômica. Um modo de evitar isso são as “sinalizações”:

As seguradoras podem exigir pré-requisitos para os proprietários segurados e às seguradoras de carros podem exigir uso de alarmes, GPS para monitorar o carro, trancas especiais, taxas especiais para pessoas com menos de 30 anos — grupo com maior risco de se envolver em acidentes -, e muitas outras medidas.

As empresas, por sua vez, podem exigir informações de antigos empregadores, certa qualificação profissional ou até mesmo experiência na função.

Todas essas sinalizações procuram minimizar a falta de informações das empresas e, consequentemente, a incidência de risco moral.

--

--